Saúde inicia projeto para garantir agilidade no atendimento de pacientes diabéticos nos distritos

Com intuito de melhorar o atendimento de pacientes diabéticos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, iniciou, recentemente, um projeto de dispensação de seringas, agulhas, fitas e lancetas nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

Denominada “Dispensação de Insumos”, a ação consiste na entrega desses materiais que são essenciais para garantir o cuidado da saúde do paciente diabético que usa diariamente a insulina.

O projeto, além de melhorar o acesso do paciente aos insumos, cria uma maior proximidade com a Unidade de Saúde em que é atendido. A equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista, dentista e agentes de saúde, realiza a entrega dos insumos, além de fornecer orientação do uso correto das medicações, avaliação antropométrica, avaliação médica e orientação pelo especialista (dentista, nutricionista ou psicólogo).

Assim, a iniciativa possibilita um acompanhamento continuado do paciente, com atualização de medicação diária, solicitação de exames laboratoriais e outros cuidados especiais que devem ser prestados ao paciente diabético.

A dispensação dos insumos será realizada mensalmente com aviso prévio da Unidade de Saúde aos pacientes, sendo que em cada encontro do grupo será feita uma avaliação por um especialista, mantendo-se sempre a participação de toda a equipe da UBS.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a criação do projeto só foi possível graças ao trabalho da equipe que abraçou a ideia e tornou acessível o atendimento de qualidade.

“Sempre buscamos um atendimento humanizado. O paciente diabético requer um acompanhamento especializado e é isto que o projeto vai fazer. Dar total assistência e instrução no tratamento da doença”, salienta o secretário.