Agricultura, Sindicato Rural e Casa da Agricultura oferecem curso de sangria de seringueira

A Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, em parceria com o Sindicato Rural de Olímpia/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Casa da Agricultura de Olímpia, está com as inscrições abertas para o curso de capacitação “Sangria em Seringueira”, que será realizado nos dias 15,16 e 17 de abril. Os interessados deverão se inscrever até o dia 29 de março, no Sindicato Rural de Olímpia, apresentando cópia de documentos pessoais (CPF e RG). As vagas são limitadas.

Durante o curso, os participantes receberão informações sobre a fisiologia das plantas e os cuidados e técnicas para abertura dos painéis, assim como a afiação de facas e o manejo de materiais e produtos utilizados durante a prática de sangria.

Segundo o presidente do Sindicato, Osmar Antônio Lima, os cursos oferecidos pelo SENAR são totalmente gratuitos, inclusive com o fornecimento de material didático, alimentação e certificado. O curso ‘Viola Caipira’ já está em andamento e com suas turmas formadas. Os próximos cursos a serem oferecidos são ‘Reflorestamento de APPs’ e ‘Operação e Manutenção de Motosserra’, e já estamos abrindo as inscrições”, enfatizou Osmar.

“A procura sobre cursos e palestras ligadas à heveicultura é grande na nossa região. Em nosso município são mais de 1,2 milhão de pés de seringueiras plantados, que geram renda significativa no meio rural”, justificou o secretário de Agricultura, Sargento Tarcísio de Aguiar.

De acordo com o engenheiro agrônomo Manoel Décio Travaini, é de suma importância que tais treinamentos tragam novidades sobre cuidados e manejos do seringal, uma vez que a prática da sangria pode impactar diretamente tanto na rentabilidade quanto na viabilidade das plantas.

Segundo o engenheiro agrônomo André Fiorotto de Oliveira, que responde pela Coordenadoria da Casa da Agricultura de Olímpia, o município conta com aproximadamente 170 produtores de seringueira, com aproximadamente 2.600 hectares de área plantada, em produção e em formação, por isso, a importância da capacitação destes profissionais na exploração e manejo do seringal.

O prefeito Fernando Cunha apoia o desenvolvimento econômico do município e garante que sempre que for possível incluirá o município para participar desses cursos, uma vez que essa política de geração de renda também faz parte de seu governo.

Outros cursos serão oferecidos neste ano como “Instalação da Cultura de Eucalipto”, “Reflorestamento de APPs”, “Cultivo de Plantas Ornamentais”, “Sistemas de irrigação por aspersão”, “Operação e manutenção de motosserra”, Operação e manutenção de tratores agrícolas”, “Cultivo de orquídea”, “Processamento artesanal de carne de peixes”, “Processamento de produtos cárneos”, “Requisitos legais para o processamento do leite e seus derivados”, “Programa Saúde no Campo – Alimentação saudável” e “Viveirista”.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, pelos telefones3279-8909/3280-4930 (tratar com Alcione), ou no Sindicato Rural (3281-1279/3281-1374/3281-1447) e na Casa da Agricultura de Olímpia (3281-2434).