Simulados online auxiliam escolas a avaliar aprendizagem

Com o propósito de proporcionar acesso à tecnologia, incentivar a autonomia e avaliar o processo de aprendizagem, os alunos da rede municipal de Educação da Estância Turística de Olímpia participaram, ao longo do último mês, de simulados online.

A atividade foi desenvolvida com os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental, abordando questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a secretaria de Educação, a ferramenta possibilita detectar as principais dificuldades dos alunos para, então, com base nos resultados, se estudar métodos e intervenções que auxiliem os professores em sala de aula, aprimorando o ensino.

A elaboração do simulado, tabulação dos resultados, reflexão e orientação para os professores estão a cargo Sistema de Ensino Aprende Brasil, responsável pelo material didático do município. Já aplicabilidade do simulado nas escolas conta com o apoio do Coordenador Técnico-Pedagógico de Multimeios e Tecnologia Educacional, Tiago Pessoa Lourenço.

A organização e o acompanhamento da aplicação do simulado nas escolas estão sendo realizados pela secretaria de Educação juntamente com as Professoras Coordenadoras de cada unidade, para os quais foi elaborado um cronograma de desenvolvimento da atividade de acordo com o número de computadores disponíveis nas escolas. As avaliações foram realizadas individualmente sendo o tempo de duração de 1h30min para cada disciplina.

Os simulados serão trabalhados em três momentos até o mês de setembro, sendo que as devolutivas para os professores ocorrerão em reuniões de HTPC já agendadas.