Araçatuba investiga três mortes com suspeita de H1N1

Saúde de Araçatuba investiga a morte de três pacientes no último fim de semana na Santa Casa da cidade por suspeita de H1N1.

Segundo a Santa Casa de Araçatuba, os pacientes estavam internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave. As vítimas são dois homens de 42 e 52 anos, que moravam em Araçatuba, e uma mulher de 34, de Valparaíso (SP).

A saúde de Araçatuba coletou amostra de sangue das três vítimas e encaminhou para o Instituto Adolfo Lutz. Os resultados dos exames devem ficar prontos em até 15 dias, só depois disso será possível confirmar se as mortes ocorreram por H1N1.

Conheça os Sintomas da H1N1

Os sintomas são os mesmos da gripe, febre e tosse, no entanto, se manifestam de forma mais agressiva. Falta de ar e tosse mais forte devem receber atenção especial.

  • febre alta;
  • dor de cabeça intensa;
  • dores nos músculos;
  • dores nas articulações;
  • calafrios;
  • tosse;
  • falta de apetite;
  • vômito e diarreia (em alguns casos);
  • falta de ar e desconforto respiratório.

 

Orientação para evitar a contaminação

A vacinação é indispensável, anualmente é disponibilizada pelo SUS. Hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, lenço, evitar locais com aglomeração de pessoas e pouco ventilação,  evitam a transmissão de gotículas contaminadas.

Grupos de risco

O vírus é ainda mais agressivo e letal em pessoas que fazem parte do grupo de risco, que são: idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas (diabetes, câncer, asma) e imunossuprimidos. Além de cuidado redobrado, a vacina contra a gripe é indispensável para esse grupo, que tem prioridade nas campanhas de vacinação.

Tratamento

Ao sentir qualquer alteração na saúde, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente para que o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes. Dependendo do período de contágio, o isolamento também pode ser indicado, já que a gripe H1N1 é altamente contagiosa. Seu tratamento consiste em repouso, hidratação, dieta equilibrada, controle e alívio dos sintomas.

Fonte: Tv Tem/SBT Interior

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Publicidade

Acompanhe as últimas informações oficiais de Olímpia sobre o coronavírus