Bolsonaro volta atrás e libera queimadas fora da Amazônia.

O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás no decreto que proibia a prática de queimada em todo território nacional pelo período de 60 dias, a medida havia sido tomada para ajudar no combate aos inúmeros casos de incêndios em florestas e pastagens registrados por todo o país, principalmente na Amazônia.

A mudança foi feita através do DECRETO Nº 9.997/2019, que foi publicado no Diário Oficial da União no dia de ontem(30). O novo decreto libera a prática de queimadas para ser usada por agricultores que estão fora da região conhecida como “Amazônia Legal”, que compreende os estados do Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), além de parte do Maranhão e de Mato Grosso.

Em Olímpia

As queimadas em terrenos dentro e próximo do município de Olímpia continua causando muita indignação e revolta aos moradores, diariamente há relatos de focos de incêndio em pastagens na cidade, além dos prejuízos ambientais, o ar seco e a fumaça têm causado sérios problemas de saúde a população, falta de ar, garganta seca e ardência nos olhos são as queixas mais frequentes entre os populares.

O poder público municipal intensificou a fiscalização no combate as práticas de queimadas, mas em quase todos os casos, não se sabe a autoria, o que inviabiliza a aplicação de multas.

Confira o decreto presidencial:

 

Foto: Governo federal/Matéria: Eduardo Costa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Publicidade

Verifique sua conexão com a internet