Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele premia alunos com trabalhos destaque sobre o tema

Buscando ampliar a conscientização da população sobre a importância dos cuidados à exposição excessiva ao sol, a secretaria da Educação participa, todos os anos, da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Durante a ação, os alunos participaram de um concurso educativo e, nessa terça-feira, os trabalhos destaque foram premiados.

A cerimônia ocorreu no auditório da secretaria de Educação, com a presença do prefeito Fernando Cunha, da secretária Maristela Meniti, das dermatologistas, Solange Benatti Murad e Nely Rimoli, que são coordenadoras da campanha no município, dos médicos Selim Murad e Luiz Fernando Rimoli, o vereador João Magalhães, além da equipe gestora da secretaria de Educação e das escolas, os alunos vencedores e seus familiares.


Este ano, cinco alunos foram premiados nas modalidades “Desenho” (Educação Infantil e Ensino Fundamental), “Frase” (Ensino Fundamental) e “Redação” (Ensino Fundamental e EJA). Os participantes foram instruídos sobre a prevenção ao câncer da pele com atividades lúdicas e educativas, tornando-se multiplicadores do conhecimento durante todo o ano letivo. Os vencedores foram presenteados com bicicletas doadas por apoiadores da campanha.

Antes da premiação, as autoridades usaram a palavra para falar sobre a importância da campanha e da parceria com a Educação. O médico, Dr. Rimoli, também fez uma homenagem póstuma ao dermatologista José Luiz Rainho Cunha, irmão do prefeito Fernando Cunha, que faleceu no início deste ano, vítima de um câncer. O saudoso médico participava, há anos, da campanha, oferecendo atendimento gratuito à população e será lembrado na ação deste ano, dando nome à Jornada Olimpiense “José Luiz Rainho Cunha”. Um mimo foi entregue ao prefeito em agradecimento aos serviços prestados por seu irmão.

“De fato, meu irmão era um olimpiense apaixonado pela cidade, pelo folclore e pela medicina e, como dermatologista, mesmo adoecido ele procurou ajudar no trabalho da campanha. Eu só queria falar sobre a nobreza de vocês, que fazem um trabalho que vai além do consultório, levando o conhecimento para toda a cidade, informando sobre uma doença silenciosa e gravíssima, através de um canal tão importante que é os nossos alunos, no momento de sua formação. É um trabalho muito inteligente e Olímpia só tem a se orgulhar de ter profissionais como vocês, assim como os nossos professores, que promovem esta conscientização com os alunos. E eu não tenho nem como agradecer a lembrança ao meu irmão, uma homenagem de reconhecimento”, declarou, emocionado, o prefeito Fernando Cunha.

A cerimônia contou também com a participação de duas escolas, EMEB Santo Seno e EMEB Profª Irma Tereza Soares, que prepararam apresentações musicais sobre o tema da campanha, incentivando a prevenção ao câncer e os cuidados com o sol.

“Nosso agradecimento por mais um ano de parceria da secretaria de Educação com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Quando unimos Educação com Saúde, não é uma soma aritmética, mas é uma multiplicação porque as crianças propagam a mensagem. Estamos nessa campanha aqui em Olímpia, eu e a Nely, há 17 anos e, desde o começo, buscamos essa parceria. Muito obrigada por mais um ano e que esta ação possa continuar para que a gente consiga colher os frutos. A campanha tem dois fotos, o objetivo fazer o atendimento para conseguir o diagnostico precoce e o tratamento resolutivo e essa outra vertente que é educativa. Buscamos informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico, para reduzirmos o número de câncer de pele, que é o de maior incidência no país”, destacou Dra. Solange Benatti Murad.

ATENDIMENTOS GRATUITOS

Com o slogan “Um sinal pode ser câncer de pele”, a campanha, chamada de “Dezembro Laranja” irá promover o seu Dia D neste sábado, 07 de dezembro. Na data, a partir das 9 horas, será oferecido, no ARE (antigo Postão), atendimento gratuito e aberto a toda população para avaliação e diagnóstico de possíveis casos de câncer da pele.

A ação, que tem parceria com a secretaria de Saúde, vem crescendo ao longo dos anos e conta com a participação de diversos médicos dermatologistas e outros profissionais voluntários.

Os moradores interessados devem procurar o ARE, no sábado, localizado na Rua Américo Sampaio, 55 – Centro.

CONFIRA OS PREMIADOS NA CAMPANHA:

DESENHO

Educação Infantil

EMEB Profª Irma Tereza Soares

Aluno: Luiz Henrique Ferreira Ricardo

Professora: Ana Paula Spinelli Collinetti

 

Ensino Fundamental

EMEB Santo Seno

Aluna: Mikaelly Laís Macedo Cabral

Professora: Maria Aparecida Caetano Pecini Camargo

 

FRASE

Ensino Fundamental

EMEB Washington Junqueira Franco

Aluna: Yasmin Crepaldi dos Anjos

Professora: Ana Cláudia de Carvalho Barboza

 

REDAÇÃO

Ensino Fundamental

EMEB Santo Seno

Aluna: Anna Laura Montanhani da Silva

Professora: Carolina Tamelini Gil

 

EJA

EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira

Aluna: Marcia de Lourdes Pegoraro Savian (Suplência II – Termo IV 8ª série)

Professora: Naellen Juliany da Silva Cruz Zacharias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Publicidade

Verifique sua conexão com a internet