vozolimpiense-carreta cancer

Campanha de Prevenção ao Câncer termina na próxima terça (4)

Compartilhe

A Campanha de Prevenção ao Câncer, iniciada no mês de julho, já esteve presente em oito Unidades Básicas de Saúde e, segundo estimativa da secretaria de Saúde, realizou mais de 3.500 exames. Estabelecida por meio de uma parceria do Hospital do Amor de Barretos (Fundação Pio XII) e a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, a campanha será realizada até a próxima terça-feira, dia 4 de setembro.

Nesta semana, a carreta encerrará os atendimentos dos pacientes agendados na UBS Clodoaldo Martins Sarti (Santa Ifigênia) e iniciará, na quinta-feira (30), os exames na UBSF Gilberto Vicente Mora (Baguaçu).

No local, os pacientes podem fazer exames preventivos aos cânceres de Mama, Colo de Útero e Cólon e Reto (FIT). Além desta unidade, os pacientes poderão fazer exames de câncer de boca em um veículo especializado.

Os exames de mamografia são destinados a mulheres de 40 a 69 anos, as quais dos 40 aos 50 anos devem realizar o exame anualmente; e de 51 a 69 anos, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, as mulheres devem ter de 25 a 64 anos para procurar as UBS e realizar agendamento.

Os exames de Cólon e Reto (FIT) são oferecidos a homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos. E para o câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.

Todas as unidades básicas possuem os calendários de atendimento e estão com os servidores disponíveis para sanar dúvidas e orientar a população

Compartilhe

Publicidade