Daemo Ambiental alerta: abandonar animal é crime

Nas últimas semanas, a Daemo Ambiental tem registrado um aumento no número de ocorrências de abandono de animais em Olímpia. Só no fim de semana que passou, dias 14 e 15 de dezembro, foram recolhidos 14 animais abandonados nos bairros Quinta das Aroeiras, São José e no Distrito Industrial, e em estradas rurais. Dois deles foram atropelados, sendo que um morreu no local e outro quebrou a pata e está em recuperação.


Já na semana passada também foram registrados casos de abandono. Uma das situações envolve uma moradora de Guaraci, que foi identificada e o caso foi encaminhado para providências. “Como se trata de crime, o caso vai ser levado à polícia. Vamos registrar um Boletim de Ocorrência para que a pessoa seja responsabilizada”, disse Marcus Diogo Gouveia da Costa Arantes, médico veterinário da Daemo.

De acordo com a Daemo Ambiental, os casos de abandono têm se tornado mais frequentes depois que o Centro de Acolhimento Animal foi inaugurado. “As pessoas precisam ter a consciência de que o abandono é crime e que o papel do Centro de Acolhimento não é de ser um lar, de resgatar qualquer animal que está nas ruas. Acolhemos animais em situação de risco e auxiliamos no tratamento para que possam ficar saudáveis e ser colocados para adoção. Pra isso, há um procedimento que precisa ser seguido para o bom funcionamento do local e em respeito às políticas da causa animal”, acrescenta o veterinário.

O crime de maus-tratos tem pena de detenção de três meses a um ano, e se o animal morrer, a multa é aumentada de um sexto a um terço, conforme artigo 32 da Lei 9605/98.

Vale ressaltar ainda que, agora, o município conta com o Sistema de Videomonitoramento em diversas regiões da cidade, que tem sido um aliado no combate de crimes contra animais, auxiliando a Daemo na identificação de casos de abandono. O sistema conta mais de 50 câmeras instaladas, com vigilância 24 horas e acompanhamento em tempo real.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Publicidade

Verifique sua conexão com a internet