Olímpia conquista selo Amigo do Idoso por políticas públicas para Melhor Idade

A Estância Turística de Olímpia, representada pela secretária de Assistência Social, Cristina Reale, participou, na última semana, da cerimônia de entrega do Selo Município Amigo do Idoso, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do programa “São Paulo Amigo do Idoso”. O selo certifica os municípios paulistas que executam boas práticas voltadas às pessoas idosas referenciadas pela comissão do programa.

A certificação com o “Selo Inicial” para o município foi promovida em decorrência da gestão municipal implantar políticas públicas voltadas para a melhor idade, gerando garantias e direitos.

Para isto, o município cumpriu os sete requisitos necessários que são: criar o Conselho Municipal do Idoso; realizar diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; realizar diagnóstico com os idosos do Município; incluir ações para garantia dos direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequar/ampliar a cobertura vacinal de idosos; implantar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idoso; implantar ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.

Segunda Cristina Reale, o selo representa todo o empenho e trabalho destinado aos idosos do município. “O atual governo trabalha em prol de todos os munícipes e com os idosos também temos uma atenção especial. Sabemos que é preciso efetivas políticas públicas que possibilitam o envelhecimento saudável e uma assistência social que crie meios para a socialização e o fortalecimento de vínculos dos idosos com a comunidade. Agora é seguir atuando e com nossas ações alcançarmos os selos Intermediário e Pleno”, destaca Cristina.

Durante a entrega do selo, 641 municípios assinaram Termo de Adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas para os Selos Inicial, Intermediário e Pleno, 278 municípios tiveram o Selo Inicial aprovado, destes 14 municípios já alcançaram o Selo Intermediário e dois já chegaram ao Selo Pleno.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Publicidade

Verifique sua conexão com a internet