Olímpia contrata laboratório particular para testes de Covid-19

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Com intuito de agilizar a possível detecção de pacientes com Covid-19, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia irá realizar testes para diagnóstico, tipo RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) com coleta de swab naso-orofaringe. A aplicação dos exames ocorrerá por meio do Laboratório São Matheus, contratado por dispensa de licitação, que será responsável por enviar o material para análise em um laboratório credenciado junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com a secretaria de Saúde, a medida foi tomada porque o Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por analisar os exames da rede pública de todo o Estado de São Paulo, está sobrecarregado e, com isso, os resultados estão demorando mais de 20 dias para ficarem prontos.

Inicialmente, foram contratados 100 testes, no valor de R$ 24.500,00, que serão destinados a moradores de Olímpia, usuários do Sistema Único de Saúde, que estejam internados com suspeita da doença, desde que seja solicitado pelo médico conforme o protocolo do Ministério da Saúde; trabalhadores da saúde pública do município com sintomas de síndrome respiratória; e óbitos suspeitos.

Pacientes internados na Santa Casa por convênio particular e moradores de outros municípios com coleta de exame em Olímpia continuarão tendo as amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.

Vale ressaltar que novos exames serão adquiridos conforme a demanda do município. O contrato foi viabilizado após a liberação do Governo do Estado para o credenciamento de laboratórios particulares, o que dispensa a necessidade de contraprova.

Para o prefeito Fernando Cunha, a aquisição dos testes é fundamental para definir as estratégias de enfrentamento da Covid-19 no município. “Apenas com o resultado dos pacientes é que conseguimos ter um panorama mais real da situação da pandemia em nossa cidade. Por isso, a importância de agilizarmos esses diagnósticos dos olimpienses. Antes, dependíamos apenas do Adolfo Lutz na Capital e, agora, podemos contar com um laboratório particular credenciado em nossa cidade para atender nossa demanda, o que irá nos auxiliar na elaboração de ações para o combate do Coronavírus”, declarou.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
laboratório particular, testes de Covid-19, testes de Covid-19 Olímpia

Publicidade

Acompanhe as últimas informações oficiais de Olímpia sobre o coronavírus