Olímpia recebe kits de testes rápidos para ampliar monitoramento da Covid-19

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia recebeu, nessa terça-feira (5), 600 kits de testes rápidos para Covid-19. Os materiais vinham sendo solicitados pelo município ao Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, com o objetivo de ampliar a testagem e o consequente monitoramento na cidade.

De acordo com a secretaria de Saúde, o teste rápido é utilizado para identificar se a pessoa teve ou não contato com o vírus e ainda se o organismo já iniciou a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa do sistema imunológico.

Por isso, os exames serão, inicialmente, usados para testar os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estão mais expostos aos riscos pelo fato de o local prestar serviços de urgência e emergência. Assim, será possível verificar de forma mais instantânea a possível contaminação dos profissionais que cuidam da população, para que sejam imediatamente afastados em caso de alguma evidência assertiva para a Covid, evitando o contágio e facilitando a adoção de estratégias para o combate à doença.

Além desta medida, o município também contratou, recentemente, um laboratório particular, credenciado ao Instituto Adolfo Lutz, para realizar testes tipo RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) com coleta de swab naso-orofaringe, que são mais completos.

Tais exames estão sendo utilizados para a diagnóstico do vírus em pacientes do Sistema Único de Saúde moradores de Olímpia internados com suspeita da doença, mediante pedido médico seguindo o protocolo do Ministério da Saúde; trabalhadores da saúde pública com sintomas de síndrome respiratória; e mortes suspeitas.

“Este é mais um reforço que teremos para monitorar a situação do contágio em nossa cidade. Com os testes rápidos conseguiremos, de forma mais ágil, já ter indícios se uma pessoa está ou teve contato com o vírus para podermos tomar providências. Por isso, vamos destiná-los, principalmente, aos profissionais de saúde da linha de frente, para que eles não sejam multiplicadores da contaminação nem para seus familiares e ainda mais para a população. Temos intensificado cada vez mais a atenção a este monitoramento, por isso, com a ampliação dos testes é natural termos um número maior de notificações nos próximos dias, e até mesmo de casos positivos, mas só assim conseguiremos atuar na proteção e definir estratégias cada vez mais eficazes para o enfrentamento da Covid em Olímpia”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
covid 19, testes rápidos, testes rápidos Covid-19

Publicidade

Acompanhe as últimas informações oficiais de Olímpia sobre o coronavírus