Prefeitos da Região se reúnem para elaboração de plano regional contra o Coronavírus

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, reuniu outros sete prefeitos da região incluindo o prefeito Fernando Cunha em vídeo conferência no fim da tarde desta quarta-feira, para a elaboração e um plano regional de enfrentamento ao Coronavírus. A reunião virtual foi realizada após conferência com prefeitos do Conselho Municipalista, criado pelo governador João Dória.

Durante a videoconferência desta quarta-feira, o prefeito de Rio Preto apresentou os dados de Rio Preto, que conta com 352 casos positivos para Covid-19 e 88 pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) para os prefeitos de, Jales – Fla Prandi, Catanduva – Marta Maria Lopes, de Fernandópolis – André Pessuto, de Mirassol – André Vieira, de Olímpia – Fernando Cunha, de Santa Fé do Sul – Ademir Maschio e de Votuporanga – João Dado.

“Em 60 dias Rio Preto saiu de um caso positivo para 352 casos confirmados. Nossa curva é ascendente e isso preocupa porque temos índices de isolamento em baixa, o que facilita a propagação rápida do vírus e impede o município de ser beneficiado pela flexibilização – uma vez que é preciso ter duas semanas de casos em queda para abrir alguma atividade econômica. Temos boa estrutura de leitos, mas um descontrole da curva de casos poderia colocar tudo a perder”, afirmou o prefeito na abertura da conferência.

O prefeito também destacou a preocupação com a economia e a dificuldade de encontrar um equilíbrio entre os cuidados com a saúde e a manutenção da economia.

“Somos alvos de muitas críticas e pressões de todos os lados. Os que temem pela vida desejam que o prefeito feche ainda mais e restrinja a circulação. Quem precisa trabalhar cobra mais abertura. Mas qual o prefeito que gostaria de ver empresas fechando, pessoas perdendo renda e desemprego aumentando? As prefeituras continuam tendo que atender a rotina, enquanto veem a arrecadação caindo e novas e crescentes despesas com a Saúde”, disse Edinho.

O prefeito de Rio Preto pediu ainda para que os outros prefeitos elaborem um panorama geral da pandemia em suas cidades e sugestões para o plano de enfrentamento regional de combate ao Coronavírus. “Pedimos aos senhores que nos enviem até sexta-feira as propostas e o panorama geral para que possamos unificar em um plano regional que devemos apresentar na segunda-feira, dia 18, para o governador João Dória”.

Todos os prefeitos ressaltaram em suas participações a importância de seguir um plano regional, uma vez que há muita diferença do número de casos e mortes por Covid-19 na Capital e no interior.

Participaram da videoconferência o vice-prefeito de Rio Preto, Eleuses Paiva, o deputado federal Geninho Zuliani, a diretora da DRS Silvia Storti, o presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Paulera, o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, o ex-presidente, Paulo Sader e os secretários de Comunicação, Mário Soler, de Saúde, Aldenis Borim, de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza e o chefe de gabinete, Zeca Moreira.

Reprodução: Prefeitura de Rio Preto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
coronavírus, Olímpia

Publicidade

Acompanhe as últimas informações oficiais de Olímpia sobre o coronavírus