Rio Preto registra 20 casos positivos e 185 suspeitos de coronavírus

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Rio Preto registrou 20 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 1 de abril, pelo secretário de Saúde, Aldenis Borin, durante transmissão ao vivo pelo Facebook, em nova atualização dos casos no município.

Foram quatro novos casos positivos. No momento Rio Preto registra 384 notificações, com 169 casos descartados, 185 em investigações e os 20 já confirmados. Foram 18 novos casos notificados em apenas 10 horas.

“Existe a latência, um tempo de incubação do vírus. Se tivermos nos próximos dias menos casos do que o esperado, não quer dizer que não teremos uma explosão, porque existe o tempo de incubações”, explica o secretário de Saúde, Aldenis Borin.

Segundo o secretário, em um período de até 30 dias, o vírus ainda vai se manifestar na cidade. “Não relaxe, não ache que as coisas já passaram. É hora de apertar o cinto. O isolamento domiciliar é fundamental”, diz Aldenis.

No total as unidades básicas de saúde de Rio Preto já realizaram 1.786 atendimentos, sendo que a UBSF do Solo Sagrado é a recordista com 319 atendimentos.

Dos 20 casos contaminados pelo coronavírus, 9 estão internados, destes 5 em UTI’S. Dos 20 contaminados, 14 são menores de 60 anos. “Os jovens têm imunidade boa, não precisam ser internados, mas isolados. Já a faixa acima dos 60 mesmo com menos casos são mais graves. Isso mostra que o jovem também pega, ele está transmitindo para os idosos e para a população. Ele sofre menos, mas transmite mais”, diz Aldenis.

Durante a transmissão ao vivo pela rede social, Aldenis Borin ainda destacou a limitação do número de leitos no município. Ao todo são 1.475 leitos de internação, mas apenas 291 de UTI, onde são tratados casos mais graves do coronavírus.

“Os leitos não são exclusivos para o coronavírus, eles atendem uma população de 460 mil habitantes com doenças diversas. Todos os hospitais de Rio Preto estão sendo preparados. Fazendo o máximo possível para atendimento ao coronavírus “, diz o secretário.

Pela primeira vez foi divulgado os casos confirmados e suas respectivas áreas de abrangência no município. Com 5 casos o bairro São Francisco lidera o ranking, seguido por Vila Elvira, Jardim Americano e Estoril com 3 casos. A região central tem 2 casos e os bairros Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antônio e São Deocleciano com 1 caso cada.

O secretário de Saúde ainda comentou estudo feito pelo Imperial College, do Reino Unido, que criou uma metodologia para prever o número de casos que cada localidade pode atingir. Sem o isolamento precoce, Rio Preto pode chegar a 108.717 infectados, com 446 mortes, 2.587 pessoas necessitando de atendimentos e outros 597 em leitos de UTI. Caso mantiver o isolamento os números são menores, com 25.106 infectados, 95 mortes, 547 pessoas em busca de atendimento médico e 126 em UTI’S.

“Não temos 597 leitos na cidade. Foge da nossa capacidade e precisamos manter o isolamento”, alertou Aldenis.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
coronavírus em rio preto, covid19 em Rio preto, Rio Preto

Publicidade

Acompanhe as últimas informações oficiais de Olímpia sobre o coronavírus