Saúde promove campanha de orientação a moradores e funcionários sobre Hanseníase

Com o intuito de alertar e conscientizar sobre a Hanseníase, a secretaria de Saúde de Olímpia, por meio da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), iniciou, nesta quarta-feira (15), ações de orientação sobre a doença para os funcionários e pacientes nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e do Ambulatório de Referência e Especialidades (antigo Postão). As orientações fazem parte da Campanha Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, cujo dia é celebrado em 28 de Janeiro.

Além das instruções, todos os dias nas UBS e de segunda, quarta e sexta no Postão, as equipes da Saúde promoverão uma intensificação de busca ativa nos locais com os pacientes e acompanhantes. Já o “Dia D” será promovido em dois sábados, nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, na Estação Rodoviária, 8h às 14h, com orientação às pessoas que passarem pelo local.

Conhecida como “Janeiro Roxo”, a campanha busca explicar para a população a importância do diagnóstico precoce e as formas de evitar a doença. De acordo com um balanço realizado pelo CTA, durante o ano de 2019 cinco pacientes foram diagnosticados com a patologia.

A hanseníase é uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo sua forma de contágio por vias respiratórias e convívio prolongado. Como sintomas, apresenta manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo.

De acordo com a chefe do CTA, Isabella Pereira Gonçalves, o setor é responsável pela busca ativa, tratamento e acompanhamento do paciente. “O paciente recebe o tratamento gratuito do município e é monitorado por cinco anos após a cura. Ao ser diagnosticado, já se inicia o tratamento, sendo realizadas avaliações de capacidade a cada três meses e um monitoramento por uma equipe multidisciplinar. Além disso, após o diagnostico toda família é monitorada”, explica Isabella.

Em caso de suspeita de hanseníase, a Saúde orienta o morador a procurar a UBS mais próxima ou o CTA, localizado na Praça Altino Arantes, 27 – Centro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Publicidade

Acompanhe as últimas informações oficiais de Olímpia sobre o coronavírus