Saúde promove mutirão de cirurgias oftalmológicas para diminuir demanda

Visando ampliar a capacidade de atendimento de pacientes e, consequentemente, diminuir a demanda, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, vem, desde março, realizando procedimentos oftalmológicos. Segundo balanço do setor, a intensificação do serviço já somou mais de 640 operações.

As cirurgias, como mapeamento de retina, cirurgia de pterígio e yag laser, são de responsabilidade do Estado, mas, estão sendo ofertados em quantidade insuficiente para atender a demanda local, por isso, o município tomou a medida para beneficiar mais moradores e reduzir o tempo de espera.

No último sábado (17), foi promovido um mutirão de procedimentos oftalmológicos, em que foram realizadas 17 cirurgias de pterígio (crescimento benigno de tecido na córnea do olho). Com isso, de acordo com dados da secretaria, já totalizam 430 mapeamentos de retina, 128 cirurgias de pterígio e 84 yag laser.

Segundo a secretaria, os procedimentos estão sendo feitos na Clínica Oftalmológica Popular e também no Centro Oftalmológico Humanizado de Referência (COHR), cujos serviços foram adquiridos via licitação, utilizando recursos de uma emenda federal viabilizada pelo Ministério da Saúde.

“A saúde busca atender todos os pacientes que necessitam de atendimento e cuidado oftalmológico. Diante da grande demanda e da insuficiência do serviço mantido pelo Estado, resolvemos investir para diminuir o tempo de espera dos procedimentos e realizar os tratamentos e cirurgias o mais rápido possível”, destaca o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco.

Compartilhe

Publicidade