Saúde promove palestra para conscientizar e incentivar combate ao tabagismo

Com intuito de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de agosto) e conscientizar a população, a secretaria de Saúde de Olímpia, por meio da divisão de Atenção Básica e do Grupo Reascendendo a Vida, realizou, na última segunda-feira (02), uma palestra motivacional para incentivar fumantes a abandonar o vício e seguir com os tratamentos.

Na oportunidade, o fisioterapeuta e membro do grupo de apoio, Murilo Leonardo Franceschini, abordou com os presentes os motivos para pararem de fumar e quais os benefícios que uma pessoa tem ao deixar o vício do tabaco. Também ressaltou fundamentos para iniciar o tratamento da dependência e como a busca por ajuda em grupos facilita a superação do vício.

Além disso, os participantes foram orientados sobre os perigos que o tabaco traz para a saúde do dependente e seus familiares, causando dependência química, emocional e comportamental, e trazendo riscos à qualidade de vida individual e coletiva.

GRUPO REASCENDENDO A VIDA

O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médica pneumologista (Elaine Mara Cesarete de Paula), nutricionista (Gabriela Borges Baraldi), psicóloga (Karen A. Minari Belloti), Fisioterapeuta (Murilo Leonardo Franceschine) e Enfermeira (Érica Patrícia da Silva Gasques), Farmacêutica (Ana Júlia Gil Manzatto) e Terapeuta Ocupacional (Raquel Aguiar Moreira de Oliveira).

Os encontros são realizados às segundas-feiras, das 14h30 às 16h30 e das 19h às 21h; e às quintas-feiras, das 9h às 10h30, no Centro de Referência do Idoso (CRI). Nos encontros, os participantes recebem informações sobre os benefícios que a suspensão do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, avaliação clínica, realização de exercícios físicos, entrega semanal de medicação, dentre outras orientações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Publicidade

Verifique sua conexão com a internet