Taxa de coleta de lixo fica mais barata em Olímpia

Os contribuintes da Estância Turística de Olímpia e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu pagarão mais barato pelo serviço de coleta de lixo neste ano. Isso porque a Taxa de Coleta, que é cobrada discriminadamente no carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), foi reduzida, passando de R$ 1,91 para R$ 1,83 por metro quadrado construído.

Segundo a prefeitura, desde o início da gestão a cobrança pelo serviço tem sido reestruturada para promover justiça fiscal aos contribuintes. Para isso, uma das principais medidas adotadas ocorreu em 2017, quando os grandes geradores de lixo foram retirados da abrangência da coleta municipal, impactando diretamente no valor do serviço. Aliado a isso, em 2019 houve um crescimento da área construída do município, o que também fez com que reduzisse o custo do serviço.

Assim, os custos para a Prefeitura diminuíram e a cobrança aos contribuintes, que é dividida pela metragem quadrada do município, foi proporcionalmente reduzida. Vale ressaltar que a Coleta Lixo é cobrada apenas para imóveis edificados e não para terrenos.

Com essa revisão, apesar da atualização da inflação do ano no IPTU prevista por Lei Federal, a redução de mais de 4% na cobrança da Taxa de Lixo deve influenciar no valor final do IPTU 2020, que pode apresentar valores semelhantes ao do ano passado ou até redução. O Decreto Nº 7.635/2019, que regulamenta o valor da taxa para o exercício vigente, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 20 de dezembro de 2019.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Publicidade

Verifique sua conexão com a internet